terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Publicidade Impressa - Como obter retorno?

Publicidade Impressa – Como obter retorno e ganhar dinheiro?

A publicidade para nichos de mercado  hoje está passando por um período de descrença, pois o desconhecimento de quem oferece o produto o faz prometer algo que provavelmente não vai se concretizar e por outro lado o mesmo desconhecimento de compra utiliza o serviço, esperando por um tipo e/ou quantidade de retorno que não está presente no tipo de publicidade escolhida.
No que tange a campanhas publicitárias em dispositivos impressos, a forma de utilização parece ser bem incompreendida, hoje temos algumas centenas de opções para iniciar uma prospecção. Mas... será que sabemos utilizá-la ao passo de cumprir o que objetivamos?
Resumindo, e em muito, as necessidades de um empreendedor, podemos citar duas importantes: Fixação/Publicidade da Marca e Retorno Financeiro. Quando a empresa anuncia em um impresso, algo como o Nome, funções, características, dias de trabalho,  endereço e telefone; em verdade seu objetivo maior deve ser o de divulgar a marca da empresa, fazer com que os clientes saiba que existe a empresa “A” fazendo “isso” em “tal lugar”. Normalmente o retorno nestes casos são clientes de oportunidade, que são pessoas que no momento que pegaram aquele impresso nas mãos precisava do serviço. Ex.: Receber um panfleto de pizzaria, estando com fome. Ou um prospecto de aluguel de roupas, estando próximo a algum evento que precise. Nestes casos, a campanha terá algum retorno financeiro, justo pelo caso do cliente de oportunidade. Calcula-se essa percentagem de retorno financeiro equiparando-a a panfletagem.

O QUE BUSCAR
Descobrir qual o objetivo da campanha, pois existem empresas que gastam milhões para consolidar sua marca na mente das pessoas. Se for este seu caso, aumente sua logomarca no impresso. Porém normalmente os empresários pequenos querem o retorno financeiro, e não sabem como chegar a isso.

COMO FAZER
Bom, existem inúmeras maneiras de trazer o retorno financeiro, porém é interessante não somente o retorno como a fidelidade do cliente. Para começar é importante saber o quanto pode produzir. Isso se faz através da Curve de Possibilidades de Produção, importante para saber se sua empresa está com eficiência produtiva. A partir daí é possível saber se está com capacidade ociosa, que seria o que você poderia estar produzindo e não está. O trabalho deve ser feito dentro da capacidade ociosa da empresa. Uma recente opção para isso é o campanha de compras coletivas, através de sites, seria uma excelente opção senão congestionasse parte da empresa que está em sua plena capacidade, gerando uma qualidade inferior na função ou serviço, porque a empresa estará trabalhando acima de sua capacidade de produção.  Esse tipo de serviço traz como qualidade trazer para sua empresa clientes que poderia não estar presente em seu quadro de clientes, gerando novas oportunidades de fidelização, o problema é que quando um cliente chega a sua empresa num período em que você está trabalhando acima de sua capacidade, muitas vezes a qualidade oferecida não é a mesma que seria dada a ele num momento de ociosidade. Daí o insucesso e diversos processos acerca de danos causados pelo atendimento, trazendo como conseqüência o pólo negativo da satisfação do cliente, obtendo assim o resultando contrário ao objetivado pelo empreendedor, não fidelizando o cliente e ainda ele (cliente) levando para o mercado a sua insatisfação de atendimento prestado.

SOLUÇÃO

O profissional, por sua vez, tem que entender a história da empresa, bem como sua cultura, sua curva de possibilidades de produção, identificando a capacidade ociosa, e em cima deste trabalho oferecer uma campanha de descontos vantajosos, destacando que esse desconto deve cobrir o custo e a comissão (ou custo) da publicidade. A primeira vista o empreendedor achará que se encontrará em prejuízo, porém ao analisar os dados verá que estará preenchendo com os custos existentes lacunas em sua capacidade, dentro de uma ociosidade, podendo oferecer total qualidade ao cliente. Podemos trazer como exemplo um restaurante, com 20 mesas de 4 cadeiras, tendo como capacidade total a recepção de 80 clientes por ciclo de uso, e tem apenas 10 mesas ocupadas. Todo staff já recebe, tendo 1, 2, 10 ou 80 clientes; o custo para apresentar sua empresa para esse futuro cliente será o ‘custo base’ do produto consumido por ele. O empreendedor estará dispensando apenas seu lucro, mas oferecendo a melhor qualidade no atendimento.  Juntando isso a um processo contínuo de contato e convite com o novo cliente, estará agregando clientes novos a sua empresa.

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